“Em dia com a Psicologia”
Você se conhece?
“Conhece-te a ti mesmo” – A famosa frase do filósofo Sócrates continua atual, pois o que ela propõe é um exercício para toda vida. Um exercício que precisa de um pouco de tempo e de vontade de mudar para melhor.
Mas, afinal de contas, o que é se conhecer? Pode alguém se conhecer totalmente?
Simplificadamente, uma pessoa que se conhece sabe razoavelmente dizer o que sente, porque tem aquele sentimento, do que gosta e do que não gosta e sabe, de certa forma, prever suas atitudes.
Como existem muitas e muitas coisas que influenciam tudo o que a gente pensa, sente e faz, é difícil dizer que podemos nos conhecer totalmente. Mas podemos e devemos tentar! Para simplificar a tarefa, que parece extremamente complicada, podemos começar pelos sentidos. Sim, pelos nossos (muitas vezes esquecidos) cinco sentidos. Fazer um exercício simples como fechar os olhos e sentir os cheiros, sentir sua própria roupa, ouvir até o ruído mais distante, perceber o gosto que está em sua boca é extremamente rico para se conhecer as próprias sensações e é o primeiro passo para perceber os sentimentos.
A próxima etapa, também muito interessante, é prestar atenção para os próprios sentimentos. Em primeiro lugar tente descrevê-los, vale até usar um caderninho de anotações. Essa não é uma tarefa simples, mas se torna cada vez mais fácil com a prática. Depois disso tente fazer um levantamento dos motivos que fazem aquele sentimento estar presente (pergunte-se, por exemplo: Quando esse sentimento apareceu? Onde eu estava? Com quem estava?) e também analise o que costuma acontecer quando você tem aquele sentimento (por exemplo: Costumo reagir agressivamente? Costumo ganhar atenção da minha família?). A partir desses exercícios é possível dar um passo à frente em direção ao autoconhecimento.
Conhecer o que a gente sente é fundamental para mudar. Saber o que nos deixa feliz é o começo de fazer mais vezes e de criar situações mais gratificantes. Reconhecer o que causa tristeza ou raiva é o início de fazer mudanças que levem a outras alternativas que, por sua vez, gerem outros sentimentos.
A psicoterapia pode trazer muitos benefícios para as pessoas que procuram se conhecer melhor. Pode ajudar na prevenção de futuros problemas, no autocontrole e na manutenção de uma vida mais saudável.
Luciana Rosa Machado
lu_rosa@bol.com.br.
Artigo publicado pelo Bragança Jornal Diário em 2004