Os rituais existentes têm a sua importância em nosso sistema social que procura controlar o comportamento dos indivíduos. Os comportamentos do líder, ou do representante de um determinado grupo, ocorrem com o objetivo de organizar o grupo oferecendo condições para que seus membros se comportem de maneira adequada. Um grupo sem um líder, conforme o meio social no qual está inserido, acaba não funcionando de forma adequada para a sua sobrevivência.
Para Skinner (1953/2000), a realização dos rituais constitui-se uma forma de controle sobre o comportamento dos indivíduos, visando que os mesmos emitam comportamentos apropriados para a comunidade e garantindo uma apresentação de conseqüências reforçadoras ou punidoras contingentes a cada situação.
A partir do momento que um membro do grupo atinge uma determinada posição dentro de sua comunidade, os outros indivíduos, inclusive o líder, apresentam reforçadores positivos em conseqüência à emissão dos comportamentos apropriados. A probabilidade futura destes comportamentos serem emitidos passa a ser bastante alta, ficando sob controle deste novo contexto.
O comportamento do líder de orientar, realizar rituais, transmitir valores e crenças é reforçado pelo efeito sobre o seu próprio comportamento, como os indivíduos seguirem as orientações ou realizarem os rituais. Isso mostra como as relações controladoras podem explicar e manter as agências controladoras como eficientes, visto que o próprio grupo lhe oferece apoio ao emitir comportamentos considerados apropriados para aquela cultura.
Para saber mais sobre o assunto, assista ao filme “Irmão Urso”, lançado pela Walt Disney em 2003.
[b]Texto discutido no Grupo de Estudos do IPC em 12/05/2009.[/b]Emanuelle Paulino Papa – CRP 06/58110-9
Priscila de Moura Pessoa – CRP 06/90017
Cristiani da Silva Joaquim – CRP 06/63459
Skinner, B. F. (1953/2000). Ciência e comportamento humano (J. C. Todorov, & R. Azzi, Trads.). São Paulo: Martins Fontes.
Quiteiro, R. S. Autoconhecimento e Responsabilidade em Irmão Urso. Em Skinner vai ao cinema. Ana Karina Curado Rangel de-Farias e Michela Rodrigues Ribeiro Organizadoras. 1 ed. Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2007.