[b]Benefícios do Coaching[/b] O coaching mostra aos participantes como absorver e desenvolver recursos pessoais e qualidades para:
– Melhora na habilidade de gerenciar e de atingir metas;
– Realização pessoal e profissional;
– Aumento de performance;
– Melhora na gestão das equipes;
– Melhora na gestão do tempo;
– Redução de conflitos disfuncionais;
– Redução de stress;
– Melhora de clima organizacional;
– Aumento da motivação;

O coaching é focado em objetivos da organização/unidade de negócio e na performance ou no desenvolvimento das necessidades das pessoas, dependendo de quem é o contratante, organização ou a pessoa.
O Coaching é a maneira mais eficiente de desenvolver as habilidades de líder. Estudo publicado no Public Personal Management Journal conclui que executivos que participaram de treinamentos gerenciais aumentaram 22,4% sua produtividade, mas aqueles que tiveram Coaching, após esse mesmo treinamento, aumentaram a produtividade em 88%. Por isso o coaching tornou-se muito utilizado nas organizações atualmente.

[b]O Processo de Coaching[/b] • As sessões:
Na primeira sessão o processo é explicado, são estabelecidas as regras. É realizada uma avaliação para identificar as características e competências pessoais e profissionais (forças e desafios), assim como elas impactam no desempenho. Neste primeiro encontro também são determinados os objetivos e metas para o coaching.
Nas demais sessões são trabalhadas as competências profissionais e pessoais identificadas. O objetivo é ajustado e o plano de ação definido.
Durante o processo serão utilizadas técnicas e intervenções de Coaching. Essas técnicas contribuirão com o aumento do nível de desempenho do indivíduo e ajudará a alcançar seus objetivos.
• Logística das Sessões:
Os atendimentos podem ser pessoais, por telefone, skype ou MSN. A periodicidade varia de acordo com a disponibilidade e necessidade do cliente. Usualmente realizam-se encontros semanais com duração média entre 30 minutos e uma hora. Dependendo da agenda do cliente é possível realizar três encontros mensais. Encontros quinzenais não são recomendados, pois a eficácia do programa pode ficar comprometida.
O programa de Coaching é feito em ciclos de 12 sessões. Ao final de cada ciclo é realizada uma avaliação, de acordo com ela e interesse do cliente podem ser contratos outros ciclos, ou sessões adicionais de follow up para manutenção dos ganhos ou habilidades conquistados com o coaching.

É um processo interativo e individual, em que há tarefas entre as sessões. O que é aprendido nas sessões de coaching é praticado imediatamente. O auto-monitoramento, os exercícios e prática são os pontos críticos do coaching. E através deles que os progressos e o atingimento das metas podem ser discutidos, revistos e avaliados de forma contínua.

Marciliana Corrêa
marciliana@gmail.com

Menu