Porque as empresas têm Programa de Estágio

O programa de estágio constitui um excelente mecanismo de identificação de candidatos a cargos efetivos na empresa, oferecendo oportunidade de conhecimento recíproco. O jovem pode avaliar melhor seu interesse por determinadas atividades e a empresa tem a oportunidade de avaliar o potencial de contribuição de cada um de seus estagiários.
Um dos principais motivos para desenvolver um programa de estágio é a necessidade de profissionais com conhecimentos técnicos e específicos. Atualmente as empresas têm encontrado muita dificuldade em preencher as vagas que demandem mais qualificação. Sendo que um programa direcionado a estudantes, facilita contratações futuras de profissionais qualificados.
Para garantir o desenvolvimento do estagiário e torná-lo um profissional interessante para a empresa o programa de estágio geralmente contém treinamentos específicos, com palestras sobre os produtos da empresa, mercado e outros relacionados às atividades diárias e comportamento no ambiente de trabalho.
Para melhor aproveitamento do investimento do Programa de Estágio, em geral, independentemente do crescimento do quadro de funcionários, a empresa reserva algumas vagas para serem preenchidas por ex-estagiários, pois o tempo de vivência na empresa e a orientação recebida irão reverter-se em desempenho diferenciado.
È importante enfatizar que o objetivo do estágio é subsidiar a empresa em suas necessidades de profissionais de nível júnior, com formação técnica compatível. O índice de aproveitamento / efetivação no mercado tem sido de 60% em média.

Dicas de como ter sucesso no estágio

1. Cumpra os prazos acertados – um prazo é sempre um marco importante para qualquer trabalho. Quando alguém lhe pedir um prazo impossível diga isso. Mostre empenho em encontrar alternativa.
2. Se perceber que não será possível entregar no prazo com o qual se comprometeu a iniciativa dever ser sua de procurar quem solicitou.
Não espere ser cobrado para dizer que não deu tempo ou faltou recurso.
Negocie nova data ou novos recursos, antes de vencer o prazo.
3. É você quem tem que se alinhar com a empresa/setor/departamento e não contrário
Não perca seu tempo procurando ter razão sobre as pessoas ou corporação.
Quando os seus interesses e convicções estiverem em conflito com os da empresa é melhor pensar em trocar de estágio.
4. Cumpra as suas tarefas sem se esquecer da dimensão estratégica na qual elas se encaixam.

Dois homens trabalham em um muro, alguém pára, observa e pergunta:
– “O que vocês estão fazendo?”
PRIMEIRO PEDREIRO: (Colocando um tijolo no muro)
– “Eu estou fazendo um muro.”
SEGUNDO PEDREIRO: (Colocando um tijolo no muro)
– “Eu estou construindo uma catedral…”.

5. Faça seu trabalho com qualidade. Na empresa ninguém tem tempo ou paciência para rever seu trabalho e corrigir seus erros, portando sempre revise e verifique a qualidade de seu trabalho antes considerá-lo concluído. Conheça o padrão de qualidade e exigência da empresa e de seu chefe e procure superá-lo sempre.

Dicas de como comportar-se profissionalmente.

1. Procure saber quais são as normas e procedimentos da empresa. Se você não encontrar um manual formal, consulte os funcionários. Observe atentamente.
2. No primeiro mês de estágio é o momento de você perceber o ambiente e o comportamento das pessoas: sobre o que elas conversam, que horas normalmente saem para almoçar, se são mais descontraídas ou mais sérias. É com base nisso que você conduzirá a sua linha de comportamento.
3. É um ponto positivo você mostrar interesse sobre a cultura da empresa para saber como se comportar.
4. É fundamental ser cordial e receptivo, ter uma comunicação clara e jogo de cintura para resolver problemas
5. Mantenha-se íntegro no ambiente de trabalho, ainda que isso vá contra a opinião da maioria. Respeite a ética da empresa e de sua profissão.
6. Procure não falar mal do comportamento e muito menos do desempenho dos seus colegas de trabalho. Esta função de fiscal e de avaliador deve ser do seu chefe e não sua. Nunca entre em fofocas. Se ouvir um grupo falando mal de um colega, retire-se e não dê crédito a tudo que ouve.
7. Humildade e flexibilidade distinguem um profissional de outro.
8. A pontualidade é sempre importante. Segundo pesquisas realizadas pelo Grupo Catho, os estagiários faltam, em média, 2,74 vezes por mês no estágio, e chegam atrasados 10,85 vezes ao mês. Dessa forma, procure sair desta estatística negativa, faltando e chegando atrasado o mínimo possível.
9. Não deixe que problemas pessoais interfiram no seu desempenho. Mesmo que esteja de mau humor, procure ser educado e atencioso sempre.
10. Evite falar muito de coisas pessoais. Mantenha uma postura profissional, sem intimidade com as pessoas no local de trabalho, ainda que sejam seus amigos.
11. Cuidado com de brincadeiras. Há hora para tudo.
12. Os textos e e-mails devem ser escritos com o português perfeito. Revise sempre. E-mails são documentos que podem ser repassados por quem recebeu. Portanto, pense bem no que vai escrever. Não use nos e-mails de trabalho a linguagem que você usa no MSN com seus amigos. Nada de “belê” ou “vc” ou “kde”.
13. Evite receber e enviar e-mails e telefonemas pessoais no trabalho. Deixe também para fazer ligações pessoais fora do trabalho, ainda que seja em celular próprio.
14. Não use gírias, gestos obscenos ou “palavrões”.

Questões para Reflexão

• Porque eu deveria ser efetivado?
• O que a empresa ganha com minha efetivação?
• Como eu posso mostrar para a empresa que posso ser efetivado?
• Quem decide sobre a minha efetivação conhece o meu trabalho?
• Como posso fazer para que esta pessoa conheça o meu trabalho?
• Qual é o meu diferencial?
• Eu atendo os requisitos da vaga que eu almejo? Se não, como posso conseguir as qualificação para esta vaga?

Veja também o artigo sobre Planejamento de Carreira.

Marciliana Corrêa
Marciliana@gmail.com

Menu