[b]Tipos de testes e provas[/b] • Testes Psicológicos
Os testes psicológicos por serem restritos as estes profissionais passam por regulamentação do Conselho Federal de Psicologia. Estes testes devem passar por critérios de validade, fidedignidade e padronização para terem seu uso autorizado.
Eles foram desenvolvidos para investigar uma série de características comportamentais, emocionais, além de habilidades e aptidões.
Para efeitos didáticos vamos dividir os testes psicológicos em quatro tipos:

• Testes projetivos e expressivos
• Inventários de personalidade
• Testes de aptidões
• Testes de psicomotricidade

Tantos os testes projetivos e expressivos, como os inventários de personalidade têm objetivo investigar características da personalidade, humor, equilíbrio emocional, agressividade, relacionamento interpessoal, criatividade, relacionamento interpessoal, introversão\extroversão, etc.
Os testes projetivos mais populares em seleção são: Teste Zulliger-Vaz, Rorschach-Sistema compreensivo. E os inventários são o Quati (Questionário de Avaliação Tipológica), IFP (Inventário Fatorial de Personalidade).
Os testes de aptidões e psicomotricidade avaliam um série de habilidades, como atenção, percepção, memória, relação espacial, etc. Estes testes podem ser muito úteis para a investigação de habilidades que seriam difíceis de avaliar de outra maneira, como na entrevista.

• Testes de conhecimentos específicos
Os testes de conhecimentos específicos são provas realizadas com o intuito de verificar se os candidatos possuem os conhecimentos necessários para a função. Estes testes podem ser desenvolvidos e avaliados em parceria com o requisitante, que define quais os conhecimentos necessários para o desempenho da função. Mas veja que estes testes só medem o conhecimento, eles não avaliam nem a habilidade, nem a atitude. Para verificar se o candidato possui a habilidade e a atitude é necessário cruzar estas informações com a entrevista, dinâmica de grupo e teste prático.
Estes testes podem ser usados numa fase inicial eliminatória, por exemplo.

• Testes práticos
Os testes práticos são desenvolvidos para avaliar se o candidato possui uma dada habilidade. Eles pode ser elaborados em parceria com o próprio requisitante ou pode-se contratar um especialista para que avalie.
Estes testes são muito empregados para funções operacionais. Como testes de direção para motoristas. Mas podem ser usados também para funções técnicas, como solicitar que um projetista desenhe uma peça, segundo certas especificações utilizando um uso software específico.
Através destes testes é possível avaliar se os candidatos possuem a habilidade, mas não é possível avaliar a atitude, por isso é importante, da mesma forma que no testes de conhecimentos específicos, cruzar esta informação com aos obtidas na entrevista e na dinâmica.

• Provas situacionais
As provas situacionais, da mesma forma que as dinâmicas situacionais, apresentam para o candidato, situações comuns da função.

• Redação
Cada vez mais a habilidade de escrever tem se tornado importante, principalmente pela popularização do uso de e-mails, chats, messenger e outros recursos que exigem que a pessoa escreva ao invés de falar. Por isso, tornou-se comum solicitar aos candidatos que redijam redações para que se possa avaliar sua capacidade de se expressar por escrito.

[b]Quando Usar[/b]

Qualquer uma destas formas de avaliação só devem ser usadas se forem acrescentar algo na investigação das competências necessárias para o candidato ter um bom desempenho da função.
Essas avaliações demandam tempo, a maioria apresenta custos, por isso só devem ser usadas forem a única alternativa, ou se desejar ter mais um fonte de informação em caso de dúvida. Não é recomendável que sejam usadas como único recurso.

[b]Cuidados na Escolha dos Testes[/b]

Na escolha de um teste é importante verificar se ele atende aos requisitos de:
• validade:
• precisão e fidediginidade
• padronização
Ou seja, verificar se o teste mede aquilo se propõe a medir, se foram realizadas pesquisas com diferentes grupos e populações para verificar a consistência dos resultados e se existem normas para aplicação e avaliação dos testes.
Em geral os testes psicológicos possuem estas informação no próprio manual e informação adicionais podem ser conseguidas no conselho de psicologia.
Em relação aos demais tipos de testes que discutimos é interessante tentar garantir que eles cumpram estes critérios também, principalmente se eles forem desenvolvidos por você.
Para isso é interessante ter algumas noções de como os testes são desenvolvidos e validados.
Os testes desenvolvidos por consultorias tem se tornado muito populares pela objetividade e facilidade de aplicação, como o DISC, Persona e Quantun. Porém antes de usá-los é importante além de verificar se atendem aos requisitos acima checar também se foram realizados estudos para adaptá-lo e validá-lo para a população do Brasil, pois em sua maioria eles foram desenvolvidos usando língua inglesa e para a cultura americana.

Quer saber mais – veja o [url=http://www.psico.net/ipc/modules/mastop_publish/?tac=Sele%E7%E3o_por_Compet%EAncia]Curso Seleção por Competência[/url]

Marciliana Corrêa
marciliana@gmail.com
www.marcilianacorrea.com.br

Menu