A resposta depende de qual é o seu objetivo. Acredito que a maioria dos estagiários três objetivos:
1. Ganhar dinheiro agora (para se sustentar, pagar a faculdade, comprar livros e ter suas coisas)
2. Aprendizagem
3. Ser efetivado
Agora vamos refletir sobre estes três objetivos:

1. Ganhar dinheiro
A empresa está remunerando de acordo com o mercado? Você poderia obter melhor remuneração em outro lugar? A empresa oferece outra coisas que compensam uma remuneração menor, como benefícios, transporte, cursos ou a oportunidade de atender os objetivos 2 ou 3?

2. Aprendizagem
O programa de estágio está oferecendo oportunidade de aprender, de colocar a mão na massa? As atividades do estágio estão relacionadas com seu curso? Há oportunidade de participar de treinamentos? Seus colegas estão sendo generosos em lhe ensinar e o deixam assumir algumas responsabilidades?

3. Efetivação
A possibilidade de efetivação é real? Qual é a taxa de aproveitamento de estagiários para as vagas da empresa? E na posição que você está ocupando? Dentro o quadro de funcionários há pessoas que começaram como estagiários? Há pessoas que começaram como estagiários e fizeram carreira na empresa?

Outras coisas a considerar?
A. É comum nas empresas os estagiários terem que arquivar, cadastrar, digitar, organizar, fazer cópias e outras atividades simples e aborrecidas. De início nenhuma empresa dará muita responsabilidade ou trabalhos complexos para estagiários, pois entendem que eles são aprendizes. Ainda que o estagiário sinta que está sendo subaproveitado e poderia fazer mais é preciso antes conquistar a confiança do supervisor e dos colegas. Agora se ao longo do estágio não houver aumento gradual de responsabilidades e da complexidade das tarefas e você perceber que os outros estagiários que estão lá há mais tempo não tiveram oportunidades isso pode ser um problema. A menos que você esteja fazendo estágio somente pelo dinheiro.
B. Se os valores da empresa não batem com os seus e você se sente desconfortável como modo como as coisas acontecem por lá e como elas são feitas, ou como as pessoas são tratadas pense seriamente em procurar um lugar onde seus valores não estejam em conflito. A empresa não mudará os valores dela para se conformar aos seus. Nem você precisa mudar os seus para se conformar aos da empresa, apenas tente não ser intolerante com visões diferentes das suas, mas não abra mão de seus valores.

Antes de mudar de estágio tente conversar com seu supervisor de estágio na empresa e na faculdade e falar sobre como está se sentindo e veja se há possibilidade de haver mudanças que atenderiam melhor os seus objetivos, sejam eles dinheiro, aprendizagem ou efetivação. Às vezes uma boa conversa resolve tudo. Não tema pedir intermediação do supervisor de estágio da faculdade, caso sinta necessidade, mesmo que seu estágio seja extra-curricular, existe uma pessoa na faculdade responsável pelo seu estágio, provavelmente a pessoa que assinou seu contrato ou a instituição de integração escola empresa.
E por fim, é sempre interessante para a aprendizagem que o estágio seja feito em mais de uma empresa ou instituição, para que o estagiário possa ver como as coisas podem ser feitas de maneiras diferentes e entrar em contato com diferentes de áreas de atuação, ramos e culturas organizacionais. Isso é extremamente importante para formação profissional.

Marciliana Corrêa
marciliana@gmail.com

Menu