As diferenças são mais claramente percebidas em relação aos objetivos e públicos alvos. Pois em relação a técnicas é comum tanto a terapia quanto o coaching compartilham ferramentas, assim como o formato dos atendimentos, geralmente individuais em encontros semanais com duração de cerca de 50 minutos.
O Coaching é orientado para o objetivo futuro e encoraja o cliente a obter novas conquistas e realizações, tanto na vida pessoal quando profissional, focando performance e desenvolvimento. O coaching não tem objetivo terapêutico. Sendo geralmente procurado por pessoas que querem ajuda para atingir metas, aumentar auto-confiança, motivação e desenvolver-se.
Enquanto a terapia tem por objetivo tratar transtornos emocionais e comportamentais ou ajudar o cliente a mudar padrões de comportamento que estão mantendo seus problemas e dificuldades atuais.
Veja ao lado tabela baseada em Dingman (2004) com as principais diferenças entre terapia e coaching.
Fica muito clara a diferença quando se observa que muitos clientes tem se beneficiado em participar dos dois processos conjuntamente.
Por exemplo, clientes de terapia que estão se restabelecendo de depressão e desejam reestruturar suas carreiras prejudicas pelos seus sintomas, podem se beneficiar do coaching.
Assim como clientes de coaching que não conseguem avançar em seus objetivos por questões como quadro depressivo, ansiedade exagerada, fobia social, baixa auto-estima podem se beneficiar da terapia.

Marciliana Correa
www.marcilianacorrea.com.br

Menu